Um delicioso mocotó para aquecer o frio gaúcho!

10/09/2009

 Mocotó! Um prato muito saboreado no invernão do Rio Grande! Criado pelos escravos no século XIX, hoje é sucesso na capital gaúcha. Há 13 anos, com a influência de seu sogro, Arno Dröse (proprietário do Rei do Mocotó de Cachoeirinha), Sérgio amadureceu a idéia de investir na culinária diversificada em Porto Alegre. Como era proprietário de um estande de frutas na antiga Cobal, ele percebia como seus clientes da capital iam até o restaurante do sogro para saborear o mocotó. Para ele, este nicho foi o maior incentivo que teve para poder abrir o seu próprio restaurante. Em abril de 1996 o Rei do Mocotó Bassotti foi inaugurado na Rua Coronel Bordini, 161, local onde permanece até hoje.

 Sérgio Bassotti no requintado Rei do Mocotó!

Sérgio Bassotti no requintado Rei do Mocotó!

 A casa prioriza os pratos de inverno tradicionalistas como: mocotó, feijoada, lentilha, dobradinha e sopa de capeletti. Mas como grande apreciador gastronômico, Sérgio também se dedica à alguns pratos diferenciados do tradicional mocotó. À pedido de clientes, ele capricha na moqueca de camarão, carreteiro de charque e no arroz com galinha. Segundo Sérgio, muitos deles fazem a encomenda destes pratos para comerem no próprio restaurante. Mesmo sendo pequeno, o ambiente é muito aconchegante e a família Bassotti recepciona muito bem a clientela. Sérgio, Irene, Rafael e Thiago Bassotti são os responsáveis pelo atendimento do restaurante. Segundo eles, este é o diferencial, pois os clientes sentem-se mais a vontade.

E o ano de 2009 está sendo de arrasar para o Rei do Mocotó. Com mais de 20 inserções em todos os tipos de mídia, Sérgio só espalha alegria por onde passa. O sucesso iniciou com comentários dos amigos e freqüentadores do restaurante, Magda Beatriz e Clóvis Duarte na TV Pampa. Mas o auge do sucesso foi o encontro do Rei do Mocotó com o Rei Roberto Carlos. É isso mesmo. Sérgio Bassotti, acompanhado de sua família serviu o camarote nos cinco dias de show do Rei na capital gaúcha. Para Sérgio, a sensação de estar junto de Roberto Carlos foi maravilhosa. “Ele é mesmo um Rei”, descreveu Sérgio.

Mas, além disto, o Rei do Mocotó também teve duas participações especiais no programa Bibo Nunes Show da Ulbra TV e no Anonymus Gourmet e Camarote TVCOM. Jornais como Correio do Povo, Zero Hora, Jornal do Comércio entre outros também elogiaram o maravilhoso mocotó. Sérgio afirma que após o show de Roberto Carlos, as portas se abriram ainda mais, qualificando o seu produto. O Rei do Mocotó foi reconhecido como o melhor mocotó de Porto Alegre pela revista GULA em 2008.

 A deliciosa terrina de mocotó!

A deliciosa terrina de mocotó!

 O Rei do Mocotó Bassotti inicia a temporada em março e vai até outubro com o expediente das 8 às 22 horas. Além do atendimento no restaurante, eles possuem a tele entrega, a qual funciona das 11 às 14 horas e das 19 às 22 horas. O mocotó é feito diariamente com produtos de alta qualidade e sua terrina vem acompanhada de um delicioso pão, temperinho verde e ovo. Não podendo deixar de destacar que o Rei do Mocotó também fornece porções congeladas de feijoada, sopa de capeletti, lentilha, dobradinha e mocotó.

Alguns nomes de peso como: Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Maurício Saraiva, Falcão do “O Rappa”, Larry Pinto de Farias e Dânio Braga já experimentaram e aprovaram o diferenciado mocotó. Para Sérgio, é uma honra ter todo este reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. Todo este sucesso do Rei do Mocotó se deve a valorização do trabalho da família Bassotti. Eles estão curtindo a “fama”, mas não deixam de sonhar cada dia mais alto, projetando o sucesso do amanhã. Que promete, e muuuuiiito!


Fonte: Sabor dos Pampas (Giórgia Bazotti Claudino)
 
________________________________________________________________________________________________

Mais Informativos
22.10.2010 - Sérgio Bassotti e Alarico em jantar beneficente
22.06.2010 - Victor & Leo
17.06.2010 - CAMAROTE COUNTRY
26.09.2009 - Apagando Velinhas
30.08.2009 - Correio do Povo :: Eduardo Conill
28.08.2009 - Gastronomia :: Jornal do Comércio
25.08.2009 - Com o Rei
21.08.2009 - ZH :: RSVIP
10.08.2009 - O Sul :: Sociedade :: Gasparotto
29.07.2009 - Aumenta a necessidade calórica